Vamos conhecer alguns aromas?

Nosso nariz é surpreendente!
Este é, certamente, esse é o vagão mais cheiroso de todo o Expresso. Aqui cultivamos plantas aromáticas: espécies vegetais que desprendem no ar pequeninas moléculas perfumadas.
O nariz é o responsável por sentir esses aromas que nos causam tamanho bem-estar.
Deseja conhecer um pouco mais sobre plantas aromáticas e os óleos essenciais que conseguimos extrair delas? É só apertar o play!

As plantas aromáticas
“A história da medicina deve muito às plantas. Mesmo nos nossos dias, 60 por cento dos medicamentos continuam a derivar delas, direta ou indiretamente. Qualquer que tenha sido o modo pelo qual descobriram (instinto, inteligência, observação dos animais, tentativa e erro, intuição), os homens, muito cedo, aprenderam a se cuidar com plantas.
As plantas aromáticas, das quais são extraídos atualmente os óleos essenciais, já eram conhecidas e utilizadas para curar. Em particular, os textos das grandes religiões reveladas (Torá, Bíblia, Corão) as citam repetidas vezes: canela, orégano, olíbano, mirra, opopânax, entre outras”.
Fonte: Folliard, Thierry. Larousse dos óleos essenciais: guia completo da aromaterapia para a saúde e o bem-estar. São Paulo: Alaúde Editorial, 2021.

Hortelã-pimenta
Nome botânico: Mentha x piperita
O óleo essencial destilado a partir das folhas da hortelã-pimenta tem inúmeras propriedades: ele é anti-inflamatório, antibacteriano e antiviral. Além disso, estimula a digestão.
Aroma: mentolado, anisado, apimentado.
Você curte o aroma de Hortelã-pimenta?

Laranja-amarga
Nome botânico: Citrus aurantium ssp amara
Trata-se de fato da laranjeira-amarga, cuja flor, folha e raspa fornecem três óleos essenciais diferentes. O óleo essencial das folhas (ou petitgrain de laranja-amarga), como o da raspa, tem grande poder calmante. O das flores, chamado néroli, é até antidepressivo.
Aroma: cítrico e referescante.
Você curte o aroma de Laranja-amarga?

Lavanda
Nome botânico: Lavandula angustifolia L.
O óleo essencial de lavanda verdadeira sem dúvida é o mais comum e o mais utilizado, porque foi com ele que a aromaterapia nasceu. Conhecido, sobretudo, por suas propriedades calmantes, também é um remédio notável para a pele.
Aroma: doce e floral.
Você curte o aroma de Lavanda?

Camomila-romana
Nome botânico: Anthemis nobilis
Esta planta cresce facilmente em solos secos e arenosos – sobretudo no oeste da França – e é reconhecida por suas flores brancas, das quais se extrai seu óleo essencial, que é excelente anti-inflamatório e antialérgico.
Aroma: suave, floral e herbáceo.
Você curte o aroma de Camomila-romana?

Alecrim
Nome botânico: Rosmarinus officinallis
O alecrim tem a particularidade de fornecer óleos essenciais diferentes, com propriedades medicinais diferentes, de acordo com a região onde cresceu. É um excelente óleo essencial para o fígado, assim como relaxante muscular.
Aroma: fresco e canforado.
Você curte o aroma de Alecrim?