A tecnologia social ‘Expresso Chagas XXI’ chegou aos municípios de Limoeiro do Norte, Quixeré e Tabuleiro do Norte, no interior do Ceará, entre 28 de novembro e 1º de dezembro.



Promovido pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), o ‘Expresso Chagas XXI’ é uma tecnologia social que O Expresso Chagas XXI (EC21) é uma tecnologia social que promove uma educação cientifica sobre a Doença de Chagas com a abordagem de CienciArte através da imersão nas oficinas dos seis “vagões imaginários”.
Nas três cidades, quase 1,2 mil pessoas participaram das atividades e 670 testes rápidos para a doença foram realizados, com 51 resultados positivos, indicando uma taxa de infecção de mais de 7%.
Seguindo o protocolo de diagnóstico do agravo, foram coletadas amostras de sangue para confirmação do diagnóstico por exame de sorologia. Os pacientes foram encaminhados para acompanhamento e tratamento adequados.
A partir dos conhecimentos adquiridos no Curso de Formação para a implementação da tecnologia, os profissionais formados desenvolveram ações para integrar o ‘Expresso Chagas 21’, atuando em todos os vagões que compõem a expedição, desde a sistematização da estação, elaboração de materiais gráficos, cenografia e sinalização, até o pré-agendamento de testes e oferta de atividades culturais e de assistência à saúde.
A escolha dos municípios para a implementação da tecnologia social se deu por fazerem parte de uma região com alta prevalência de casos crônicos de Chagas e que apresenta dificuldade no seu controle, de acordo com a Secretaria estadual de Saúde.
Ainda segundo a pasta, a doença de Chagas é a terceira principal causa de problemas no coração com indicação de transplante no Hospital do Coração Messejana, referência local, representando 20% dos procedimentos.
A edição do ‘Expresso Chagas XXI’ no Ceará teve coordenação geral da diretora do IOC, Tania Araujo-Jorge; da vice-diretora de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Luciana Garzoni; e dos pós-doutorandos do IOC, Roberto Ferreira e Rita Machado.
A iniciativa foi promovida pelo IOC, em parceria com a Fiocruz Ceará, Secretaria da Saúde do Ceará, por meio do Grupo Técnico em Doença de Chagas e da Superintendência Regional do Litoral Leste/Jaguaribe, além da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues.
A ação contou com financiamento por emenda parlamentar do deputado André Figueiredo (PDT/CE) concedida ao IOC para ações de educação em saúde para enfrentamento de doenças negligenciadas.
A implementação da iniciativa teve apoio das prefeituras de Limoeiro do Norte, Quixeré e Tabuleiro do Norte, assim como das Secretarias de Saúde dos municípios.